Zaanse Schans
(moinhos/Amsterdã)
Zaanse Schans é um dos lugares mais bonitos e talvez o mais perfeito em que já estive. Se você vai visitar a Holanda vale muito a pena conhecer!
Para quem está em Amsterdã é muito fácil chegar lá, tem um ônibus saindo na frente da estação central a cada 20, 30 minutos. "Linha 391", um ônibus vermelho (bem para turista!) compre passagem de ida e volta com o motorista, (7 euros). A viagem dura cerca de 40 minutos. Na verdade até o passeio de ônibus é legal porque assim você vê a Holanda além de Amsterdã.
Atração do lugar é mesmo os moinhos, mas existem lojinhas, restaurantes e uma queijaria que é obrigatória! Acredito que por serem um povo ligado ao mar, comerciantes, os holandeses tem esse espírito meio feirantes de ser, sendo assim sempre dá para experimentar antes de comprar. Sabe aquela coisa de promotor de vendas em supermercado? te oferecendo um pedacinho de bolo ou um copinho de suco? Lá é assim. Não fique com vergonha porque os turistas atacam mesmo as provas de queijo...mas também duvido que você saia sem comprar alguma coisa, nem que for um docinho ou outras coisas que eles vendem lá. É tudo muito bom.
Também foi em Zaanse Schans que comi a melhor torta de maça da minha vida ehehehe.
Não vou me estender muito na história do lugar, o próprio site deles conta um pouco mais: http://www.dezaanseschans.nl/en/history/ . O que posso dizer é que não! Não é um lugar preservado do jeitinho que era em 1600 e alguma coisa...na verdade algumas das casas antigas da região foram trazidas para esse lugar e assim puderam ser melhor conservadas junto aos moinhos. É mais uma montagem. A ideia é que o visitante possa ver um pouquinho e ter uma ideia de como era a Holanda antigamente.
De qualquer forma para mim ver os canais, os moinhos, os tamancos, e até mesmo ver as vaquinhas holandesas foi uma experiência muito bacana.
P.S. Se tem moinho tem vento! Eu fui no verão num dia de sol e não tem como dispensar um casaquinho, ou manga comprida nem mesmo em um dia quente. O negócio é por casaco!
Nenhum comentário:
Postar um comentário