O que lembrei e quero compartilhar são algumas coisas que me chamaram atenção...
Lembrei que Napoleão quando invadiu a Europa roubou a "Quadriga", aquela carruagem em cima do Portão de Brandemburgo, (What? mas por que meu Deus?) e que teve até campanha na época pedindo a devolução...
Lembrei também que nos primórdios só o rei podia passar pelo vão central do portão, a população, comerciantes vindos de outras partes passavam pelos lados. Lembrei que já aconteceu de tudo lá, teve desde a seleção Alemã agora em 2014, Hitler, e até presidente dos Estados Unidos, Reagan, mandando recado para os soviéticos virem até lá e "abrirem o portão".
Aliás, é impossível não lembrar a cada passo caminhando na área central que a cidade foi um grande palco da história do século XX. Tem memorial da primeira guerra mundial, da segunda, da guerra fria...
Memorial dedicado as vítimas do Holocausto.
Dedicado as vítimas da primeira guerra, hoje representa os civis mortos em todas as guerras.
Esse é para lembrar dos povos Sinti e Roma que foram perseguidos junto com basicamente todo mundo que se opunha ao "Nacional socialismo". Achei bem interessante, porque a água deve refletir o céu e ao redor estão escritas palavras como "silêncio" , "sem ar" e "coração partido".
Mas Berlim é antes de tudo uma cidade moderna, com construções maravilhosas como a estação central (Berlin Hauptbahnhof) que além de muito bonita já foi muito premiada na Europa.
Lembrei também que é uma cidade plana, com um parque gigante o "Teargarten" que por sua vez lembra o "Central park". A "torre de televisão" (lá no fundo), construída no lado oriental pelos soviéticos e que fica na movimentada Alexander Platz, é o monumento mais alto da cidade.
Lembrei agora que vale a pena comer uma "Salsicha" Alemã na Alexander Platz...só tem que tomar cuidado para não ser atropelado por um bonde ou algum turista com sacolas.
Aliás, falando em coisas grandes lembrei que os Nazistas mudaram a "coluna da vitória" que aparece num clipe do U2 de lugar, e olha que colocaram bem longe do lugar original. Imaginem só o trabalho! Quando meu irmão me contou isso fiquei me perguntando se ninguém percebeu que Hitler só podia ser louco mas enfim...
Tem memorial que causa polêmica também, tem gente querendo destruir esse que é dedicado aos soldados soviéticos que morreram na segunda guerra...mas a gente sempre pode ser turista e fazer fotos engraçadinhas com os canhões neh?
Lembrei disso também...que na verdade segundo meu irmão os Berlinenses não gostam muito dessa coisa toda ao redor do muro, desse marketing, mas enfim faz parte da história e é até engraçado ver os turistas fazerem fila para tirar foto na frente das pinturas mais famosas daquilo que restou do muro.
Se for lá tem um lugar perto com alguns bares e galerias muito legais, "Punks" pedindo dinheiro numa ponte, também não se espante se andando na rua alguém te oferecer maconha na boa as 3 da tarde naquela área ahahaha. Falando nisso, também não pense que porque falei em drogas a cidade é perigosa, eu achei tudo muito tranquilo.
Uma ponte. Melhor lugar para ver o por do sol em uma cidade plana, leve uma cerveja e dê a garrafa para alguém levar no mercado e trocar por dinheiro.
Potsdamer Platz é linda a noite!
Ah lembrei também que tem muito, mas muito guindaste mesmo. Berlim é uma cidade que já foi completamente destruída e continua em construção e reconstrução até hoje! Apesar de ter muitas obras, eu achei Berlim uma cidade onde as pessoas são digamos muito "silenciosas", mesmo no trem, nos parques, no café da manhã do lugar onde ficamos. Claro, quem sabe seja apenas a minha percepção.
Enfim, talvez Berlim não seja o lugar para ver "os monumentos" e tirar as "fotos de cartão postal" mas é uma cidade para andar e descobrir lugares, relaxar na grama de um parque, tomar uma cerveja em um bar perto do rio, sair a noite e entrar em algum lugar com decoração diferente. Acho que antes de ser uma cidade para turista, ela é uma cidade para as pessoas e talvez seja isso que faz ela ser tão especial.
Nenhum comentário:
Postar um comentário